quinta-feira, 2 de abril de 2009

Saiba um pouco sobre a Origem dos Orixás...

Nesta primeira postagem, falarei sobre os Odús.




  1. Okaran


  2. Ejiokô


  3. Etaogundá


  4. Irosun


  5. Ôxê


  6. Obará


  7. Ôdi


  8. Êjioníle


  9. Ossá


  10. Ôfun


  11. Ôwarin


  12. Êjilaxeborá


  13. Êjilobon


  14. Iká


  15. Obéogundá


  16. Êjibé



Okaran é um odu do oráculo de ifá.Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.

Ejiokô é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Ibeji e Oxalufan, significando casamento, disputa amorosa, inveja, e até mesmo briga com irmãos e familiares para recebimento de herança.

Etaogundá é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um Bori, devido ao risco de uma grande depressão até mesmo de vida.

Irosun é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Omolu, Iemanja e Egun. Significa preocupação com saúde e espiritualidade, provavelmente o consulente se tornará líder espiritual sendo um Ogan, Ekede, Iaô até mesmo Babalorixa ou Iyalorixa.

Ôxê é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oxum, Iemanja e Iyami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amavel e responsavel. Deve-se chamar atenção para os problemas ligado ao aparelho reprodutor.

Obará é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oxosi, Xango e Logunede. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste Odu. Liderança e espiritualidade faz parte da sua vida.

Ôdi é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Exu, Ogum, Oba, Oya. Significa perigo iminente. O Babalorixa tem que levanta-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada. Apesar dos problemas inerentes a esta caída, o consulente tem caminhos para ser afortunado.

Êjioníle é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oxaguian. Significa mudança no lado proficional, amoroso e até mesmo de saúde, o consulente é extremamente teimoso e enjoa das coisas facilmente.

Ossá é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oya, Obaluaye, Oba, Iemanja, Egun, Ory. Significa carrego de santo ou cargo de santo, pessoa lutadora, autoritária, caprichosa que vive cercada de pessoas que fingem ser seus amigos. Deve cuidar de egun constantemente para que tenha prosperidade.

Ôfun é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oxalufan e Ayra. Significa problemas inerente a barriga, útero, trompas e ovários que leva quase sempre a cirurgia, se for homem deve ter cuidado com a próstata. Recomenda-se que o consulente em conjunto com o jogador do oráculo, levante-se de frente pra porta e coloque as mãos na barriga e aponte em direção a saída.

Ôwarin é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oya, Exu, Egun, Iku. Deve-se pedir cuidado com objetos cortantes e queimadura, recomendar que a bebida alcoólica pode trazer grandes prejuízos, e não esperar nada de "mão beijada", pois seu sucesso virá através do seu próprio esforço.

Êjilaxeborá é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Xango e Ayra. O nome deste odu deve ser chamado de Êjilá para quem tem problema com a justiça. Esta caida pode representar equilíbrio total ou desgraça total para o consulente, deve ser recomendado imediatamente um ajebo ao Orixa Xango, para que sempre o equilíbrio esteja em seu caminho.

Êjilobon é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Nanan, Omolu, Egun, Obaluaye, Iku. Significa que a pessoa trabalha muito e ganha pouco, tudo que recebe acaba perdendo. Tem grandes dificuldades amorosas, trocando de parceiros varias vezes na vida e com tendência a solidão. Apesar de ter problemas nos ossos, artrite, artrose, coluna e dores no corpo tem longevidade.

Iká é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Oxumare, Osain, Logunede, Ibeji. Significa que esta pessoa apesar de todos os problemas em diversos setores da vida, sempre vai ter o sorriso nos lábios e alegria de viver. São bons amigos e adora reuniões para compartilhar momentos agradáveis. Tem pavor da morte, muito mais que os filhos de Xango.

Obéogundá, também chamado de Kalelogun é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Iyewa, Ogum e Oba. Significa mudança repentina com caminhos de perdas, possibilidades de ficar paralisado das pernas e problema na audição. Pessoa corajosa e audaz de caráter altivo.

Êjibé ou Alafia é um odu do oráculo de ifá. Nesta caída responde Orumilá. Imediatamente o olhador saúda o jogo dizendo Eleri Ipin. É esta caída que todo babalorixa, ialorixa e o povo do santo deseja e espera para os conslentes, pois representa luz, alegria, a verdade, a prosperidade, a saúde e longevidade. A única recomendação é que esta pessoa use uma peça de roupa branca nos dias de sexta feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário