quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Boiadeiros

São espíritoessoas, que em vida traba com o gado, em fazendas por todo o Brasil, estas entidadebalham da mesma forma que oclos nas sessões dnda.
Usam de can&ccediå;ões antigas, que expressam o trabalho com o gadoida simples das fazendas, sinando a força quabalho tem e passando, comnamento, que o principal eo da sua magia é ang>força de vontade, fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta/> Nos seus trabalhos u velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins/> O Caboclo Boiadeiro traz o seu sangue quente do serde;o, e o cheiro de carne queimada pelo sol das grandes cåas sempre tocando seu berrante para guiar o seu gado. Normalmente, eles fazem duas festaano, uma no inicio e outraio do ano. Eles são reconhecidos pela forma diferente de dançar, tem uåografia intricada de passos r&åacute;pidos e ágeis, que mais parece um danç mímico, lidando bravamente com os bois.
Seu dia é quinta, gosta de bebida forte cr exemplo cachaça c de abelha, que eles chamam de meladinha, mas também bebåm vinho. Fumam cigarro, cigarro de palha e charutos. Seu preferido é carne åcom feijão tropeiro, feito com feijão de corda ou feijão cavalo. Boå também gosta muito de abóbora com farofa de torresmo. Em oferendas &eacutpre bom colocar um pedaço de fumo de rolo e c de palha.
No Terreiroåos Boiadeiros vêm "descendo em seus aparelhos como estivessem laçseu gado, dançandoando, enfim, criando seu ambiente de trabalho e vibração.
Com seus chicotes e laços vãbrando as energias negatidescarregando os mé o terreiro e as pessoas istência.Os fortalecentro da mediunidade, abriåportas para a entrada dos outrås guias e tornando-se grandes protetores, assim como os br /> Quando o méé mulher, freqüentemånte, a entidade pede para que seja colocado um pano de cm apertado, cobrindo o forås seios. Estes panos acabam, por vezes, como um identificador da entidade, e até linha mais forte de atua&;ão, pela sua cor oosição de coå /> Alguns usam chapéus de boiadeiro, la&ccedijalecos de couro, cal&ccedåe bombachas, e tem alguns, que até tocam berranteeus trabalhos.
Nomes de alguns boiadeiros: Boiadeiro da Jurema, Boiadeiro do LaBoiadeiro do Rio, Carreiro, Boiadeiro do Ingá, Boiadeiro Navizala, Boiadeiro de Imute;ba, João Boiadeoiadeiro Chapéu de Couro, Boiadeiro Juremá,ute; Mineiro, Boiadeiro do Chapadão, etc ...
audação: “Getruá Boiadeiro&rdqldquo;Xetro Marrumbax&ecirrdquo;




Os Boiadeiros s&atildtidades que representam a eza desbravadora, rom&acira, simples e persistente då do sertão, "o caboclo sertanejo". S&at os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio comånegro e assim vai.
Os Boiadeiros representam a åute;pria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstiç&oås e fé.
Ao amanhecer o dia, o Boiadeiroava seu cavalo e levava seåpara o pasto, somente voltava com o cair da tarde, trazeåado de volta para o curral. Nas caminhadas tocava seu be e sua viola cantando sempåmodinha para sua amada, que ficava na janela do sobrado,os grandes donos das fazenåtilde;o permitiam a mistura de empregados com a patroa. É tal e qual se poderia presenciar do homem rude do campo. Durante o dia debaixo do åalor intenso do sol ele segue, tocando a boiada, marcandåados e território. À noite ao voltar para casa, o churrasco com os amigos mília, um bom papo,ado por um gole de aguard um bom palheiro, e nas festas muita alegria, nas dan&cce e comemoraçõå /> Sofreram preconceitos, como os "sem raça", sem definição de sua origem. Ganhando a terra do sertão com seu trabalho e luta, mas respeitando reza e aprendendo, um pouco com o índio: suas ervas, plaåtas e curas; e um pouco do negro: seus Orixás, mirongas e feitiços; e um på branco: sua religião (påsteriormente misturada com a do índio e a do negrua língua, entre outras coisas.

Dá mesma maneira que os Pretos-Velhos representam a humildade, os Boiadeiros representam a for&ccådil;a de vontade, a liberdade e a determina&ccetilde;o que existe no homeampo e a sua necessidade viver com a natureza e os s, sempre de maneira simplas com uma força e åe; muito grande.

O caboålo boiadeiro está ligado com a imagem do pe&atildiadeiro - habilidoso, valeåe muita força física. Vem sempre gritando ando os braços comoåsuísse na mão, um laço para laçar um novilho. Sua dançboliza o peão sobrealo a andar nas pastagenså Enquanto os "caboclos índios" são quase sempre sisudos e de palavras, é poss&iåel encontrar alguns boiadeirosåsorridentes e conversadores.

Os Boiadeiros vêm dentro da linha de Oxossi. Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade deåir os eguns da mesma forma que åonduziam sua boiada quando encårnados. Levam cada boi (espírito) para seu destinoåzem os bois que se desgarram (obsessores, quiumbas, etc.olta ao caminho do resto da boiada (o caminho do bem).




Sobre Nossos Caboclos Boiadeiros


Os Caboclos são ent fortes, viris. Alguns têm algumas dificuldades de se expressar em nossa língua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos. São sérios, mas gostam de festaårtura. Gostam de música, cantam toadas que falam eåbois e suas andanças poå essas terras de meu Deus. Os Boiadeiros também s&;o conhecidos como "Encantådos",pois segundo algumas åendas, eles não teriam morrido para se espiritual, mas sim se encantados e ormados em entidades espe
Os Boiadeiros também apresentam bastantrsidade de manifestações. Boiadeiro menino, åro da Campina, Boiadeiro Bugreåe muitos outros tipos de Boiadeiros, sendo que alguns ate; trabalham muito próximos aos Exus.
Suas cantigas normalmente são muito alegres, tocadas num riåtoso e vibrante. São grandes trabalhadores, e defendem a todos das influêncgativas com muita garra e edil;a espiritual. Possuem enoråe poder espiritual e grande autåridade sobre os espíritos menos evoluídos, sendo tais espíritos subs por eles com muita faci.
Sabem que a pre;tica da caridade os levåte; a evolução, trabalham incorporados na U, Quimbanda e Candombl&ea Fazem parte da linha de cå, mais na verdade são beå diferentes em suas funções. Formam uma linha mais recente de espíråois já viveram mais com a modernidade do que os cs, que foram povos primitivos. Esses espíritacute; conviveram em sua ultima encarnação cnvenção da roda, do ferro, das armas de fogå a prática da magia na terra.
Saber que boiadeiros conheceram e utåm essas invenções nos ajuda muito para diferenciarmos dos caboclos. S&atiludes nas suas incorpora&ccotilde;es, com gestos velopouco harmoniosos. Sua maior finalidade não &eacutonsulta como os Pretos-velhos, nem os passes e muito menoåceitas de remédios como os caboclos, e sim o "dispersar de energia" adeåcorpos, paredes e objetos. &Eacåte; de extrema importância essa funçãs enquanto os outros guias podemåse preocupar com o teor das consultas e dos passes, existe esså linha "sempre" atenta a qualquer alteraçde;o de energia local (enåe espíritos).
Quando bradam alto e r&aacdo, com tom de ordem, estão na verdade ordenando aacute;ritos que entraram nl a se retirar, assim "limpam" o ambiente para prática da caridade contånue sem alteraçõeå. Esses espíritos atendem aos boiadeiros pela demção de coragem que os mesmos lhes passam e são levados por eles para s próprios de doutrina.
Em grande parte, alho dos Boiadeiros ''e no descarrego e no preparo dos m&;diuns. Os fortalecendo dda mediunidade, abrindo a åpara a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, como os Exus.
Orande função boiadeiro é manteåciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas m&;diuns da casa ou consulenåstumam proteger demais seus médiuns nas situa&cceåilde;es perigosas. São verdadeiros conselheicastigam quem prejudica uåute;dium que ele goste. "Gostar" para um åro, é ver no seu médium coragem, lealdade stidade, aí sim é considerado por ele "åquot;. Pois ser filho de boiadeiro não &eacuoacute; tê-lo na cop>
Dentro dessa linha a diversidade en-se na idade dos boiadeirop; Existem boiadeiros maisos, outros mais novos, e costumam dizer que pertencem a loiferentes, como regi&otil por exemplo: Nordeste, Sul, Centro-Oeste, etc...&nb>

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